segunda-feira, 7 de março de 2011

Daniela Mercury - É Carnaval hit do Carnaval de 2011

Ela é conhecida como a rainha do Axé, tem 20 anos de carreira e promete mais um Carnaval inesquecível em Salvador que você acompanha aqui, no Direto do Trio. Saiba mais sobre a cantora e compositora Daniela Mercury.

Arte na folia

Diversas manifestações artísticas estarão no trio elétrico e no camarote de Daniela Mercury, que escolheu o tema “Carnaval é arte" para a folia deste ano.

Barra-Ondina

Em 1996, Daniela passou a desfilar no circuito alternativo criado para desafogar o oficial, no centro de Salvador. A ação foi tão significativa para o Carnaval que o Barra-Ondina se transformou na rota oficial da folia na cidade.

Companhia Clic

Em 1989, a cantora formou o grupo pop com o qual gravou seus dois primeiros álbuns. Foi com esta banda que ela alcançou os dois primeiros hits de sua carreira, “Pega que Oh!” e “Ilha das Bananas”.

Dança

O gosto pelas artes se manifestou cedo na futura artista, que começou a fazer aulas de dança quando tinha apenas oito anos de idade. Em 1984, iniciou o curso de licenciatura na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, mas o sonho de dançarina foi preterido pela carreira de cantora. Até hoje, entretanto, suas apresentações são marcadas por coreografias cheias de energia, além de presença cênica e postura dignas de bailarina.

Família

Filha da assistente social Liliana e do engenheiro mecânico Antônio, Daniela cresceu ao lado de seus quatro irmãos, Tom, Cristiana, Vânia e Marcos, em uma casa no bairro de Brotas, em Salvador. Aos 19 anos, casou-se pela primeira vez com o empresário Zalther Póvoas, com quem teve Gabriel, que atualmente tem 25 anos e trabalha como diretor musical de seus shows, e Giovana, bailarina de 23 anos. Daniela, que também é avó de Clarice (filha de Gabriel), casou-se novamente com o empresário italiano Marco Scabia.

Grammy

Ela ganhou seu primeiro Grammy Latino em 2007, na categoria Melhor álbum de Música Regional ou Raízes Brasileiras com o CD “Balé Mulato Ao Vivo”. Antes disso, seu trabalho mereceu indicações em 2004, por “Carnaval Eletrônico” (Melhor disco Pop), e em 2006, por “Baile Barroco” (Melhor Vídeo Musical Versão Longa). Mesmo sem estar entre os indicados de 2009, a cantora foi escolhida para fazer o show de encerramento da cerimônia com um agitado medley de músicas brasileiras.

Hors Concours

Daniela já foi considerada quatro vezes Hors concours pelo Prêmio Dodô e Osmar, que homenageia os melhores artistas do Carnaval de Salvador. “Rapunzel”, de 1997, e “Maimbê Dandá”, de 2004, receberam o título de Melhor Música pela mesma premiação nos respectivos anos de lançamento.

Inovações

Desde a época da Companhia Clic, quando flertou com sonoridades eletrônicas, Daniela já mostrava sua inquietação artística, que permanece intacta. Em “Elétrica” (1998), seu primeiro disco ao vivo, uniu a guitarra baiana com a guitarra elétrica do rock. Dois anos depois, com “Sol da Liberdade”, misturou as batidas dos tambores do samba-reggae com a música eletrônica. No DVD “Baile Barroco” (2006), a artista surpreendeu novamente ao colocar um piano de cauda em cima de um trio elétrico.

Novelas

“Só Pra Te Mostrar”, música cantada em parceria com Herbert Vianna, fez parte de trilha sonora da novela “Renascer” (1993), da Globo. Três anos depois, com “O Rei do Gado”, Daniela fez um imenso sucesso com “À Primeira Vista”, tema do personagem de Fábio Assunção. A ligação da baiana com os folhetins da emissora carioca produziu outros hits, como “Como Vai você”, tocada em “Laços de Família (2001); e “Mutante”, trilha de “Desejos de Mulher (2003).

Obra independente

Ainda na década de 90, para garantir total autonomia sobre sua obra, fundou a produtora O Canto da Cidade, que tem seu próprio estúdio, e a editora musical Páginas do Mar. Em 2005, a cantora passou a negociar todas as suas canções com as gravadoras.

Paul McCartney

Daniela foi convidada a representar o Brasil na entrega do Prêmio Nobel da Paz de 2001, que foi realizado em Oslo, na Noruega. Ela cantou a música “Let it Be” em um dueto com o ex-beatle Paul McCartney.

Revista Time

Daniela Mercury foi escolhida para estampar a capa da revista “Time” em janeiro de 2001. Naquela edição, a publicação norte-americana fez uma matéria especial sobre o Rock in Rio III e os novos talentos mostrados no palco do megaevento.

Samba-reggae

Seu primeiro disco-solo, lançado em 1991, transformou o samba-reggae em uma verdadeira febre. O gênero nascido dos blocos afro do Carnaval baiano ganhou destaque com “Swing da Cor”, sucesso não apenas no Nordeste, como em todo o país. A consolidação da batida influenciada pelo candomblé ocorreu com O Canto da Cidade: a música se tornou uma das mais executadas das emissoras de rádio e Daniela ganhou o status de uma estrela nacional.

Trio Elétrico

Quando tinha apenas 16 anos, numa época em que apenas homens puxavam blocos de Carnaval, a cantora aceitou o desafio de cantar em cima de um trio elétrico. A atitude ousada deu tão certo que Daniela se tornou um dos ícones da folia de Salvador.

UNICEF

Daniela é embaixadora da UNICEF (Fundo das Nações Unidas pela Infância) desde 1995. Sua experiência na organização internacional impulsionou a criação do Sol da Liberdade, instituto sem fins lucrativos com o qual promove o desenvolvimento de crianças e jovens através de atividades culturais e artísticas. Um dos projetos criados pelo instituto é a Caravana da Música, que leva música, dança e novos métodos de educação para as áreas necessitadas da Bahia.ESSA E A MINHA RAINHA DANIELA MERCURY

Nenhum comentário:

Postar um comentário